gov.br

Residência em Segurança da Informação

Área do conteúdo

Lançamento do Edital n° 01/2022 – Seleção para Residência em Segurança da Informação

Data de publicação: 8 de março de 2022. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Departamento de Comparação (DC), em parceria com a empresa SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA (Samsung) e o instituto SiDi, recebe inscrições, até o dia 03 de abril de 2022, para a 1ª turma da Residência em Segurança da Informação (Edital n° 01/2022/UFC/Samsung/SiDi).

Como objetivo principal, esta residência tecnológica busca incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em Segurança da Informação com foco no aprendizado de técnicas e ferramentas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para a solução de problemas nesta área do conhecimento.

Os alunos residentes selecionados irão cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na área de Segurança da Informação com carga horária de 512h e duração de 15 meses, incluindo o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os alunos participantes também terão a oportunidade de vivenciar o ambiente de projetos do SiDi, sendo apresentados a problemas reais de um segmento organizacional, e tomando contato com times profissionais, a fim de  aprender na prática novos métodos e tecnologias voltadas para a Segurança da Informação. Portanto, uma postura profissional (cumprimento de horário em dedicação exclusiva, produtividade e qualidade do trabalho realizado) será exigida durante todo o período de realização da Residência.

As aulas teóricas e atividades práticas deverão ser na modalidade virtual (on-line).

As inscrições serão realizadas de forma virtual, no período de 09 de março a 03 de abril de 2022, e efetivadas exclusivamente por meio online pelo site: www.si3.ufc.br/sigaa/public (Processos Seletivos – Lato Sensu -> Residência em Segurança da Informação).

No processo de inscrição, os interessados deverão anexar o diploma/certificado de Graduação e o histórico escolar da Graduação e o currículo Lattes (lattes.cnpq.br) com os respectivos comprovantes.

A seleção ocorrerá em uma única fase de caráter classificatório e eliminatório com base em análise curricular e de histórico escolar, executada pelo comitê avaliador da Residência.

O resultado final da seleção será divulgado até o dia 24 de abril de 2022 e estará disponível neste site.

O edital de seleção da Residência com todas as informações detalhadas está disponível aqui.

As dúvidas serão respondidas pelo e-mail resinfo@dc.ufc.br.